terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Comidinha em miniatura

Uma tendência cada vez mais forte nos casamentos são aquelas mini-porções de pratos quentes, servidas em cumbuquinhas, colheres de porcelana ou taças de vidro. Que elas são um charme à parte, disso ninguém tem dúvidas. A grande questão é como utilizá-las, o que servir e para quais situações são mais indicadas.

Esta forma de apresentação do buffet é conhecida como "menu degustação", que significa, basicamente "comer e beber de tudo um pouco". É uma forma prática e simpática de oferecer porções quentes para os convidados sem necessariamente exigir que eles deixem a pista de dança, por exemplo. É também uma forma de permitir que seus convidados se deliciem com uma maior variedade de sabores e pratos. Outro ponto positivo do menu degustação é o maravilhoso visual que os recipientes utilizados para servir trazem a qualquer mesa: são colherzinhas, copinhos, tacinhas, mini panelas e pratinhos variados. Um mimo!


Manequim Noivas





O menu degustação é mais despojado que o serviço à francesa, que é a forma tradicional de se servir um jantar. No Sul e no Sudeste do país, é bastante comum casamentos com jantar, porém, no Nordeste, esta é uma prática pouco usual. As mini comidinhas são uma opção excelente para quem quer um cardápio mais requintado, porém sem a formalidade de um jantar convencional. Se seus convidados têm esse perfil, aposte nesta opção, sem medo! As porçõezinhas servidas no menu degustação são também conhecidas como finger food, que vem do inglês "comida para comer com as mãos".
  •  Com esta opção de cardápio, você não precisa, necessariamente, montar um ambiente com mesas e cadeiras para todos. Diversifique a montagem do espaço, dividindo-o em ambientes com mesas para os mais idosos e para a família, lounges com puffs e poltronas para os mais jovens e algumas mesinhas altas para apoio de taças e copos próximas à pista de dança.
  • Peça ajuda a um profissional para montar o cardápio. Lembre-se de harmonizar os pratos e, sobretudo, de oferecer opções de alimentos. Vale a mesma regra para a escolha dos salgadinhos: mesmo que você seja apaixonada por camarões, lembre-se de que existem os alérgicos. Varie o cardápio de finger foods, começando com saladas e crepes e finalizando com massas e risotinhos.
  • É muito charmoso colocar, em cada mesa, um cardápio personalizado e explicativo que contenha tudo o que será servido durante o casamento. É muito desagradável ter que ficar, a todo momento, perguntando aos garçons o que contém cada porção!


Para não perder a piada, olha só a novidade que a Fred & friends trouxe para facilitar a vida de quem quer provar o cardápio sem parar de dançar... Um pratinho com anel para o dedo!



Será que a moda pega por aqui??

Um beijo grande!

3 comentários:

  1. é tudo muito lindo Vivi, acho que a moda pode pegar, mesmo porque aqui no Nordeste parece que as pessoas comem menos...rsrs... em São Paulo ainda os casamentos tem coquetel, entrada, primeiro prato de massa ou arroz, depois carnes, sobremesa, café com biscoitos e bombons, afff... muita comilança para uma noite de festa!...rs

    estou adorando seu blog!!!!

    mas por que só deixa uma postagem na página incial? por que não coloca umas 10 postagens por pagina?

    rsrs... só uma sugestão da palpiteira eternamente de plantão!!!...hehehe

    beijinhos
    Juju

    ResponderExcluir
  2. Vivi,

    gostei mais do blog assim, mais suave, gostoso de ver!

    beijinho
    Juju

    ResponderExcluir
  3. Que post legal! Show! Queria ter conhecido este blog antes da festa de meu casamento! =D

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!

Related Posts with Thumbnails