domingo, 16 de maio de 2010

Traduzindo o buffet

Resolvi fazer este post porque percebo de perto a dificuldade que algumas noivinhas têm de compreender alguns termos utilizados pelos buffets durante a apresentação de um orçamento. É fato que nem todo mundo tem a obrigação de ser um expert em gastronomia e mobiliário, mas todas precisam entender exatamente o que estão comprando, não é mesmo?

Vamos lá às traduções dos termos mais comuns que tenho visto nos orçamentos:

Coquetel volante - É o tradicional serviço de salgados quentes passantes, servidos aos convidados por garçons que circulam com bandejas. Inclui salgados fritos na hora e assados.

Mini empratados - São porções de pratos quentes servidas em porções menores, em mini recipientes de porcelana ou mini taças. Inclui risotos, massas, salmão, paella, etc. É uma forma de oferecer pratos quentes aos convidados de forma mais prática, já que é possível degustar até mesmo de pé.



Finger foods - São aquelas comidinhas que se come com as mãos, servidas em mini colherinhas, mini copinhos, tudo em miniatura. Há buffets que incluem as finger foods entre os mini empratados e outros que já fazem esta distinção. A diferença é que, no caso das finger foods, garfo é pouco utilizado. O que auxilia na hora de comer são guardanapos, palitinhos, colheres grandes, copinhos, cumbuquinhas, tacinhas e até outros alimentos com a função de base.


Canapés - São petiscos preparados sempre com uma base, como pão, torrada ou biscoitos crackers. Os canapés também podem ser incluídos nas finger foods por alguns buffets, já que são para se comer com as mãos.



Grissinis - São aqueles palitinhos de massa crocantes servidos na mesa de antepastos para acompanhar pastas, patês...




Mix de pães - Esse termo é até um pouquinho óbvio, mas achei que valia a pena incluir no glossário. É um termo utilizado quando o buffet oferece no cardápio opções variadas de sabores e formatos de pães para acompanhar as pastas, vinagretes e queijos, como pães saborizados (cenoura, espinafre, centeio, alho), italiano, mini árabe, baguete...

Buffet frio - É toda a parte de alimentação da festa que não é servida quente e nem por garçons. Geralmente disposto em uma mesa à parte, inclui, queijos, saladas, salmão, vinagretes, pernil, rocamboles e tortas salgadas, entre outros pratos.


Antepastos - Antepasto na verdade é um termo que corresponde às "entradas", ou seja, tudo aquilo que é servido antes da refeição principal. Inclui pastas, manteigas aromatizadas, pães... Normalmente os buffets utilizam o termo "mesa de antepastos" como sinônimo para "buffet frio".



Terrines - É uma espécie de patê, porém um pouco mais consistente, assado e fatiado A terrine, na verdade, é uma forma diferenciada de se preparar o patê.



Mesa digestiva - Mesa normalmente localizada na saída da festa, onde são servidos licores, sequilhos, chocolates, trufas e café. Como já indica o próprio nome, é recomendada quando o buffet da festa é jantar completo ou quando inclui pratos quentes.

Bolo maquete e bolo de copa - Quando o buffet inclui este item, significa que será oferecido um bolo ornamentado falso para compor a mesa de buffet, porém que o bolo comestível, na realidade, estará na cozinha, de onde já sairá cortado e servido no prato para os convidados.

Stand by - São aquelas mesinhas mais altas, com 3 ou 4 bancos cada, típicas de bar. São ideais para compor ambientes mais informais, próximos à área da boate.

Lounge - É uma espécie de ambiente de "estar", composto de sofás, puffs, mesinhas de centro e canto. Também mais informal, é ideal para o público jovem descansar entre uma música e outra na pista de dança.


Montei esse mini glossário com base na minha experiência com os buffets daqui de Salvador. Se você já viu alguma aplicação diferente para estes termos ou já teve alguma dificuldade com este vocabulário, conte-nos sua experiência!


Espero ter ajudado! Bjo!

6 comentários:

  1. parabéns pelo post Vivi, muito bom mesmo!

    beijo
    Juju

    ResponderExcluir
  2. o dicionario ficou excelente! parabens! bjo

    ResponderExcluir
  3. Juju e Bebel, muito obrigada! Senti necessidade de fazer este mini glossário, porque vejo de perto a dificuldade das noivinhas em compreender certas terminologias utilizadas pelos buffets! Obrigada mesmo pelos elogios!

    ResponderExcluir
  4. Amei VIVI.. vc é mara! congratulations..

    ResponderExcluir
  5. fica melhor eu servir cerveja long n. em baldes apropriados em cada mesa de convidados?minha festa será a noite!

    ResponderExcluir
  6. Olá, "anônimo"! Ainda acho que a melhor opção é deixar a cargo do buffet a administração das bebidas, para evitar desperdício ou mesmo evitar que elas esquentem. Além disso, é sempre um risco deixar nas mesas garrafas de vidro! Bjo!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!

Related Posts with Thumbnails