domingo, 11 de julho de 2010

Decoração bela e funcional

Hoje resolvi falar sobre uma questão com a qual me deparo constantemente nos casamentos dos quais participo e que normalmente passa despercebida. É possível aliar beleza e funcionalidade na decoração de um casamento?

Vocês devem estar se perguntando sobre o que estou falando... Mas este é um ponto importantíssmo e que frequentemente é deixado para segundo plano!

Um dos papéis importantes de uma boa equipe de assessoria é pensar junto com os noivos no projeto da festa, que inclui desde a concepção da indentidade visual do evento, à distribuição e ornamentação do espaço. Quando se pensa em montar um projeto da festa, é importantíssimo levar em consideração não apenas a beleza, mas também o conforto dos convidados, os objetivos, o perfil do público presente e também as necessidades de trabalho de todos os fornecedores envolvidos. Por isso é super importante que o projeto seja elaborado por alguém com visão integrada da festa e que seja capaz de analisar todos estes aspectos. E quando eu falo em projeto da festa, falo sobre distribuição dos móveis no espaço, tipo de mobília utilizada, cores, tipo de flores e arranjos, divisão de ambientes, reserva de locais para jogar o bouquet, para a valsa, melhor local para montagem da boate, acomodação para a equipe de músicos, etc...

Porque o projeto da festa é tão importante? É importante porque favorece a circulação de seus convidados, faz com que todos se sintam confortáveis e sejam bem servidos, além de permitir que seus fornecedores dêem o melhor de si, fazendo um trabalho com qualidade.

Querem ver alguns exemplos de uma festa sem projeto ou com projeto mal elaborado?
  • Nave da cerimônia montada sem cadeiras ou espaço para a equipe de música se acomodar. A proximidade da equipe de música pode, inclusive, causar incômodo aos padrinhos e pais, pelo volume do som.
  • Altar apertado, com cadeiras muito próximas, refletores em locais de circulação e velas, colocando em risco o vestido e o véu da noiva e dificultando a circulação da equipe de cerimonial. Já perdi as contas de quantas vezes tropecei em refletores!
  • Arranjos altos nas mesas dos convidados, iluminação cênica deficiente e mesas apertadas, dificultando o trabalho das equipes de fotografia e filmagem.
  • Arranjos muito altos na nave, impedindo muitos convidados de assistirem à cerimônia.
  • Boate mal localizada - ou escondida demais, o que acaba resultando em pista vazia, ou centralizada demais, deixando os convidados que querem fugir do som alto sem opção.
  • Número de mesas e cadeiras além da capacidade do espaço, dificultando a circulação dos garçons e comprometendo a qualidade do serviço de buffet.
  • Mesa de doces muito afastada, intimidando os convidados a se aproximarem.
  • Mesas, arranjos altos e outros elementos que dificultam a formação de um campo de visão entre as equipes de música e cerimonial, em casamentos com cerimônia e recepção em um único espaço.
  • Ausência de espaços para o momento de jogar o bouquet ou para a valsa dos noivos.
  • Recepção tipo brinde sem mesas e cadeiras, apenas com puffs e mesas stand bar, impossibilitando a permanência dos convidados idosos na festa.
  • Tapetes volumosos na porta da igreja ou em degraus, impedindo o fechamento das portas para entrada da noiva ou até colocando em risco os membros do cortejo (tropeços são super frequentes).
Tenho visto trabalhos de decoração e montagem cada vez mais bonitos, profissionais altamente capacitados e preocupados em trazer novidades. Mas, como é de se esperar, a beleza sempre é a prioridade, o que é perfeitamente comprensível do ponto de vista deste profissional! Mas é preciso também não perder de vista a funcionalidade e o conforto, não é mesmo noivinhas? Pensem nisso!

Um beijo grande!

2 comentários:

  1. Olá,

    Gostaria de saber a distância minima que se deixa entre uma mesa e outra para melhor circulação em um casamento?
    Obrigada!
    Renata

    ResponderExcluir
  2. Oi, Renata! Obrigada pela visita!
    Bom, uma distância satisfatória é de pelo menos um metro entre as mesas. Isso permite o mínimo de espaço para circulação de garçons e fotógrafos.
    Bjo!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!

Related Posts with Thumbnails